CORRIDA PARA FUTURO EM CAICÓ RN

29 de junho de 2019, 00h00 - 00h00
Ruas de Caicó - CAICÓ, RN

Informações

UNIVERSIDADE POTIGUAR

REALIZAÇÃO: CURSO DE BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNP CAICÓ/RN EM PARCERIA COM A UNIVERSIDADE POTIGUAR E OS CURSOS DE NUTRIÇÃO, FISIOTERAPIA E EMFERMAGEM DO PÓLO CAICÓ/RN

JUSTIFICATIVA

No último século percebeu-se uma diminuição da movimentação do homem em suas atividades diárias, consequentemente, uma redução do gasto calórico, e simultaneamente, uma maior e melhor oferta de alimentos com elevado teor calórico. Isso pode ser encarado como um dos fatores geradores do fenômeno da obesidade, que se enquadra nas doenças hipocinéticas. A hipocinesia é um conceito novo para designar as doenças relacionadas à inatividade física ou à falta de atividade física regular, que se manifesta especialmente associada a patologias, como cardiopatias, hipertensão arterial sistêmica, altos índices de gordura corporal e problemas articulares e lombálgicos. Em contrapartida, o número de indivíduos que estão buscando a prática de algum tipo de atividade física vem se tornando cada vez mais expressivo, entre as quais se observa o desenvolvimento de atividades ao ar livre, como as caminhadas e as corridas (pedestrianismo). Acredita-se que esse fato decorra de peculiaridades, como ser acessíveis a toda a população apta e demandar baixo custo para os organizadores, assim como o treinamento e a participação, constituindo-se em atividades físicas populares ou de massa. São, também, relevantes na perspectiva do lazer, já que uma grande parcela da população pode ter acesso a elas.

Com a popularização das corridas de rua e a busca de melhoria da qualidade de vida, na última década, houve um aumento significativo do número de praticantes em todo o mundo, inclusive no Brasil, sendo considerado um dos esportes que mais cresce no país e no mundo.

Considerando que a Universidade Potiguar é a maior instituição de ensino superior privado do RN, bem como uma instituição que procura promover e incentivar o ensino, a pesquisa e a extensão, voltados para o desenvolvimento da promoção e incentivo à curto, médio e longo prazo da saúde na comunidade, este evento vem através da pratica de atividade física e esportes como meio para a busca da saúde e qualidade de vida da região.

OBJETIVO GERAL:

Promover através da extensão universitária à prática de atividade física e esporte como meio na busca da saúde e qualidade de vida da população da cidade de Caicó e da Região do Seridó.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Integrar a comunidade através da extensão universitária os alunos dos cursos de graduação na área da Saúde e em especial do Curso de Bacharelado em Educação Física.

Incentivar e colaborar com as políticas públicas de promoção do lazer, qualidade de vida e saúde da comunidade à qual a universidade está presente.

Promover entre os alunos do curso de Bacharelado em Educação Física a oportunidade de vivenciar a estruturação e organização de um evento esportivo de grande porte, dentro da proposta da disciplina de Marketing e Organização de Eventos Esportivos de caráter obrigatório na grade curricular do curso.

LOCAL:

O evento terá como local de largada e chegada o Complexo Turístico Ilha de Sant’ana, localizado na Avenida Seridó, no centro da cidade de Caicó.

O local para realização do evento é de excelente localização e de fácil acesso, ficando localizado próximo aos principais pontos turísticos da cidade, entre eles: a Catedral de Nossa Senhora de Sant’ana, padroeira do município, o famoso arco do Triunfo, a casa da Cultura, a biblioteca municipal Olegário Vale, o mercado público municipal, além de grande parte do comercio de mercadorias e serviços que fica próximo ao local do evento, facilitando aos participantes de outras cidades à busca por pousadas, hotéis, restaurantes etc.

O local do evento também conta com amplo espaço para estacionamento, área verde, e estrutura de banheiros própria, o que facilita toda a logística do evento, seja ela: acomodação de atletas, montagem de tendas e stands, montagem da estrutura de largada e chegada e estruturas para cerimonial de premiação.

PÚBLICO ALVO:

O evento se destina a todos os praticantes e adeptos da corrida de rua do município de Caicó e da Região do Seridó. Sendo limitado a um total de 150 participantes.

DESENVOLVIMENTO:

Estrutura

A 1ª Corrida para o Futuro UNP, tem previsão de largada para as 16hs do dia 29 de junho de 2019, sob quaisquer condições climáticas, saindo do Complexo Turístico Ilha de Sant’Ana, passando pela Avenida Seridó, virando à esquerda na Avenida Coronel Martiniano e seguindo até as proximidades da Toyolex fazendo o retorno pela mesma via com local de chegada novamente na Ilha de Sant’Ana. A prova terá um percurso total de 5km (quilômetros).

O percurso será fechado totalmente durante a realização do evento, sendo garantida a segurança dos atletas inscritos na prova pelos órgãos competentes durante todo o percurso.

Os atletas terão um tempo total de 50 minutos para conclusão da prova, após esse tempo as vias serão liberadas e todo o material de apoio recolhido, incluindo postos de hidratação.

Toda a parte técnica do evento, no que tange a arbitragem, resultados e classificação será realizado pela empresa MC Eventos Esportivos.

O evento é uma realização da Universidade Potiguar em parceria com os alunos do curso de Bacharelado em Educação Física do 7º Período Noturno, bem como outros cursos na área da saúde do Polo Caicó (Enfermagem, Nutrição e Fisioterapia).

Inscrições

As inscrições serão realizadas através do site http://mceventosesportivoss.blogspot.com/ entre as datas de 20 de maio a 20 de junho de 2019. Os valores das inscrições serão os seguintes:

1º lote - De 17/05 a 20/06 fica no valor de: R$ 45,00 + 1 kg de alimento não perecível.

Os atletas com idade superior a 60 anos masculino e feminino terão um desconto de 50% do valor da inscrição mediante comprovação.

Os atletas da Categoria Especial terão isenção total do valor da inscrição.

Poderão participar do evento atletas de ambos os sexos, com idade mínima de 14 anos ou a completar no ano corrente.

As inscrições ficam limitadas ao número máximo de 150 participantes, não havendo exceções. As inscrições serão encerradas ao final do prazo ou caso venha a completar o número total de vagas.

Kits de Participação

Todos os atletas devidamente inscritos no evento farão jus ao recebimento de uma camisa alusiva ao evento, número de peito (o qual deverá obrigatoriamente ser fixado na frente da camisa do atleta) e quatro alfinetes para segurança.

Atendimento Emergencial

Será disponibilizado serviço de atendimento emergencial (ambulância e equipe especializada) no local da largada e chegada, bem como durante o percurso.

Os atletas também terão à sua disposição quando após realizada a inscrição, um Seguro de Vida disponibilizado pela organização do evento, para cobrir possíveis eventualidades que possam vir a ocorrer durante a realização do evento.

Extravio de bens e materiais

A organização do evento, incluindo seus patrocinadores e colaboradores se isenta de qualquer extravio de materiais ou prejuízos similares que, por ventura, possam vir a acontecer durante a participação do atleta na prova, sendo de total responsabilidade do atleta.

Não serão disponibilizados espaços para guarda-volumes durante o evento por parte da organização.

Premiação

Ao realizar a inscrição o atleta aceita automaticamente as seguintes condições:

  1. Assume total responsabilidade pelos dados fornecidos.
  2. Reconhece e aceita totalmente as condições impostas no regulamento da prova.
  3. Assume que é conhecedor do seu estado de saúde e capacidade física, bem como de que treinou adequadamente para a prova.
  4. Cede todos os direitos autorais de utilização de imagem e vídeo, através dos diferentes meios de comunicação durante toda a realização do evento.

Com relação a premiação a mesma será realizada em dois formatos – Geral e por Categorias- da seguinte forma:

Categoria Estudante/Funcionário UNP – Masculino e Feminino

1º Lugar: Troféu

2º Lugar: Troféu

3º Lugar: Troféu

Categoria Geral – Masculino e Feminino

1º Lugar: Troféu

2º Lugar: Troféu

3º Lugar: Troféu

Categoria PNE – Masculino e Feminino

1º Lugar: Troféu

2º Lugar: Troféu

3º Lugar: Troféu

Categorias por Faixas-etárias – Masculino e Feminino

14 a 19 ANOS - 1º Lugar: Troféu

20 a 29 ANOS - 1º Lugar: Troféu

30 a 39 ANOS - 1º Lugar: Troféu

40 a 49 ANOS - 1º Lugar: Troféu

50 a 59 ANOS - 1º Lugar: Troféu

60 ANOS ACIMA - 1º Lugar: Troféu

Será realizado ao final do evento um sorteio de 2 bolsas de estudo na Universidade Potiguar Polo Caicó (Parcial ou Integral, ficando a critério da Instituição), sendo uma para o masculino e outra para o feminino, participarão do sorteio todos os atletas devidamente inscritos na prova e que tenham concluído o percurso.

Os atletas premiados na categoria Geral não farão jus a premiação por Faixas-etárias.

O cerimonial de premiação será realizado logo que finalizado o tempo total para conclusão da prova.

Divulgação

O evento denominado 1ª Corrida para o Futuro UNP deverá ser divulgado através dos meios de comunicação falado (rádios, mídias sociais) e escrito (panfletos, folders, mídias sociais no meio digital).

Site da UNP (www.unp.br) Site da MC CRONO (www.mceventosesportivoss.blogspot.com), mídias sociais, através de folhetos e banners digitalizados.

Carregando área de inscrição

Credenciamento

 

Kits de Participação

Todos os atletas devidamente inscritos no evento farão jus ao recebimento de uma camisa alusiva ao evento, número de peito (o qual deverá obrigatoriamente ser fixado na frente da camisa do atleta) e quatro alfinetes para segurança.

 

Ruas de Caicó

RUAS DA CIDADE

CENTRO, CAICÓ - RN

Ruas de Caicó

RUAS DA CIDADE

CENTRO, CAICÓ - RN

TURMA DE EDUCAÇÃO FÍSICA UNP CAICÓ

PRATICA E ATIVIDADES FISICAS E ORGANIZAÇÃO DE VENTOS