DESAFIO EM ÁGUAS ABERTAS

23 de janeiro de 2021, 06h30 - 09h00
Praia de Ponta Negra - Natal, RN

Informações

ASSOCIAÇÃO DOS NADADORES DE PONTA NEGRA

“DESAFIO EM ÁGUAS ABERTAS”

TRAVESSIA E AQUATHLON

PRAIA DE PONTA NEGRA – NATAL

REGULAMENTO






















O “Desafio em águas abertas” é um evento envolvendo as modalidades de travessia e aquathlon, que será realizado na Praia de Ponta Negra, no Município de Natal, no dia 23 de janeiro de 2021, em quaisquer que sejam as condições climáticas do dia, desde que não ofereçam riscos aos participantes.

As provas terão início às 06h30min com as distâncias de: Travessia - 1,5km (um quilômetro e meio) e Aquathlon - 750m (setecentos e cinquenta metros) de natação, seguidos de 5km (quilômetros) de corrida. Os atletas deverão estar no local de largada com 45 minutos de antecedência, devidamente equipados e aptos a participar desta prova.

Em caso de força maior, por alguma questão climática ou que ofereça risco real para os atletas e organizadores do evento, serão reunidas as equipes de produção do evento, para analisar a manutenção ou cancelamento do evento, não cabendo nenhum tipo de ressarcimento por parte da organização do evento, aos atletas e participantes.

Todo atleta deverá enviar po e-mail amaralep@hotmail.com até 48 horas antes do evento, o atestado de aptidão física, emitido pelo um médico cardiologista, liberando-o a participar do evento, declarando de está em plena condições físicas para a competição. Caso o atleta não envie esse documento, o mesmo estará isentando totalmente a organização da prova de possível ocorrências quanto a não observância de suas próprias limitações física e psicológicas sendo ele (atleta) o único responsável eventuais problemas desta natureza que vier a ocorrer com ele próprio.

  • INFORMAÇÕES DA MODALIDADE

Nenhum atleta poderá mudar a modalidade e/ou distância da sua prova, nem transferir a inscrição para outro atleta. As inscrições são pessoais e intransferíveis. Sem exceções. Cada atleta deverá ser responsável pela escolha de sua distância, modalidade e evento, além de ler atentamente o regulamento antes de proceder com seu pedido de inscrição.

O número do atleta deve ser usado durante a corrida à frente do corpo, preferencialmente, na altura do peito.

  • REGRAS DE IDENTIFICAÇÃO E CATEGORIAS
    • Haverá duas categorias a serem disputadas:
      1. Geral;
      2. PCD (Atleta com deficiência)
  • SUBDIVISÃO POR SEXO
    1. Haverá subdivisão por sexo na categoria “Geral” e “PCD”.
    2. Haverá subdivisão por faixa etária apenas na categoria “Geral”.
    3. Na entrega de kits, os atletas da modalidade do aquathlon, receberão um número de peito para ser usado na corrida e touca. Os atletas da modalidade de travessia receberão uma touca.
  • SUBDIVISÃO DA CATEGORIA GERAL:

MASCULINO

FEMININO

ATÉ 29 ANOS

ATÉ 29 ANOS

30 A 39 ANOS

30 A 39 ANOS

40 A 49 ANOS

40 A 49 ANOS

50 A 59 ANOS

50 A 59 ANOS

60 ANOS +

60 ANOS +

  • CATEGORIA PCD – FÍSICA ANDANTE

SEXO

CATEGORIA

MASC/FEM

GERAL

  • MODALIDADES
    1. O “desafio em águas abertas” terá duas modalidades esportivas disputadas, a Travessia de 1,5km de natação e o aquathlon com 750m de natação seguido de 5km de corrida, disputados nesta ordem, ininterruptamente.
    2. As distancias poderão variar um pouco para mais ou para menos.
    3. As ordens de classificação e de premiação dos atletas obedecem à categoria de inscrição, não havendo dupla premiação.
    4. Os três primeiros atletas a cruzarem a linha de chegada, no masculino e no feminino, serão automaticamente denominados “Elite”, sendo eles Pessoas com deficiência ou não, e receberão premiação específica, não disputando mais com os demais atletas das categorias.
    5. As colocações em cada categoria serão definidas pela apuração do tempo líquido gasto por cada competidor para completar o percurso, definido e determinado pela cronometragem.
    6. É obrigatório o uso da touca fornecida pelo evento;
    7. O atleta obrigatoriamente deverá correr calçado. O atleta que correr descalço estará automaticamente desclassificado.

  • DAS PROVAS
  1. AQUATHLON

NATAÇÃO

  • O atleta percorrerá ao todo, 750m em águas abertas;
  • O percurso estará sinalizado com boias;
  1. Será obrigatório o uso da touca do evento, caso seja fornecido;
  2. Não é permitido o uso de roupa de borracha;
  3. O uso de flutuadores está liberado, desde que não tenha nenhum mecanismo de propulsão.
  4. Os atletas da categoria natação deverão cruzar o pórtico de chegada após sair da água, para continuar na prova.

CORRIDA

  1. Corrida - O número do atleta deve ser usado à frente do corpo, preferencialmente, na altura do peito. O atleta que não estiver com seu número na frente do corpo será advertido. Em caso de reincidência, ele sofrerá uma penalidade de dois minutos. Em caso de perda do número, o atleta sofrerá um acréscimo de cinco minutos no tempo final da prova. (Em todas as hipóteses serão considerados o Item dois alínea 2).
  2. Será percorrido ao todo 5 km, em duas voltas, sendo 1.250 metros de ida e 1.250 metros de volta.
  3. Obrigatório o uso de calçado fechado (não é permitido correr descalço, de sandália ou meias)

DA TRAVESSIA

O atleta percorrerá ao todo, 1500m em duas voltas de 750m;

  1. O percurso estará sinalizado com boias;
  2. Será obrigatório o uso da touca do evento, caso seja fornecido;
  3. Não é permitido o uso de roupa de borracha;
  4. O uso de flutuadores está liberado, desde que não tenha nenhum mecanismo de propulsão.
  5. Os atletas da categoria Natação deverão cruzar o pórtico de chegada após sair da água, para concluir a prova.
  6. O uso de nadadeiras e palmares estão liberados, porém, caso o atleta que utilize desse material consiga classificação para pódio, NÃO receberá a respectiva premiação.
  • PREMIAÇÃO
  1. Os três primeiros na categoria Elite no feminino e no masculino receberão Troféus especiais.
  2. Os primeiros atletas nas faixas etárias da categoria “Geral”, masculino e feminino, receberão troféus.
  3. Os dois primeiros atletas na categoria “PCD físico andante” , masculino e feminino, receberão troféus.
  4. Todos os atletas que completarem a prova dentro do tempo limite recebem medalha de conclusão da prova.
  5. Atletas com mais de 60 anos que possuem desconto na inscrição, deverão estar na hora da premiação, caso contrário, o prêmio e a colocação será passada para o atleta da mesma categoria que chegou em seguida.
  6. Caso o atleta da categoria acima de 60 anos, que ficou em primeiros de sua faixa etária, precise se ausentar antes da premiação, o mesmo deverá comunicar a organização da prova, para que seu prêmio e sua colocação seja garantida.

Carregando área de inscrição

Credenciamento

  1. REGRAS GERAIS DO EVENTO
  • Regulamento – Todo competidor é obrigado a ter conhecimento deste regulamento. Ao solicitar a inscrição, o competidor deve ler o documento na íntegra. Os inscritos na competição estão automaticamente de acordo e aceitam todos os termos deste regulamento assim como todas as regras descritas e estipuladas.
  • Hidratação – É de responsabilidade do atleta se manter hidratado adequadamente. A organização distribuirá hidratação no percurso da corrida e na concentração.
  • Percurso – O competidor é obrigado a permanecer no percurso designado pela organização, sob  pena de punição ou desclassificação para quem burla-lo ou realiza-lo de forma errada. O uso de atalhos é proibido. É de responsabilidade de o atleta ter conhecimento do percurso.
  • Ajuda – Não será permitido o uso de apoio externo de qualquer espécie. Entretanto, os competidores de uma mesma modalidade poderão dar ajuda uns aos outros, sendo limitados a água, comida e primeiros socorros.
  • Conduta – O comportamento inadequado, o uso de linguagem abusiva e agressão verbal ou de qualquer espécie são casos de advertência/banimento do atleta em questão. Esta regra vale em todas as modalidades, sejam com outros atletas, staffs, equipe médica ou membros da organização.
  • Protestos – Os protestos de qualquer natureza devem ser submetidos em até 15 (quinze) minutos após a divulgação dos resultados, que é feita pela organização em um painel designado especificamente para este fim. Os protestos devem ser submetidos por escrito e assinados pelo acusador. Acusações formais contra outros atletas também devem ser feitas por escrito e descrever o caso com precisão. Todos os protestos serão investigados.
  • Penalidades – Serão determinadas pela severidade da infração. A penalidade mínima será sempre de dois minutos. A penalidade máxima será desqualificação dos resultados do evento e/ou perda de premiação em dinheiro (quando houver).
  • Tempo Limite – O tempo limite obrigatório serão da sequinte forma: TRAVESSIA  1:00 (uma hora) a partir de sua largada e AQUATHLON 1:15 (uma hora e quinze minutos) a partir de sua largada. O atleta que não cruzar a linha de chegada dentro destes tempos estará desclassificado, sendo convidado a se retirar da prova. Após o tempo limite, o atleta que optar por permanecer na prova será responsável pela sua segurança, isentando a organização de qualquer dano pessoal causado nesse período.
  • Premiação – O atleta com direito a premiação deverá retirar as medalhas, troféus e demais artigos oferecidos pela organização durante a cerimônia de premiação. Caso contrário, poderá perder o direito aos prêmios.
  • Kit do atleta – Os kits deverão ser retirados nas datas, locais e prazos divulgados pela organização da prova, mediante apresentação de documento de identificação com foto. Ao receber o kit, o atleta deverá conferir o conteúdo, que será composto de número de peito e touca de natação para atletas da prova de aquathlon e touca de natação para os atletas da travessia. Não haverá entrega posterior, mesmo para os que desistirem de participar da competição, a qualquer tempo. Caso o atleta necessite que seu kit seja retirado por terceiros, é necessário que a terceira pessoa esteja de posse do documento de identificação do atleta que irá participar da prova. O chip poderá ser entregue durante o check-in dos equipamentosna área de transição, antes da largada.
  • Termo de responsabilidade – Todo atleta é obrigado a apresentar na entrega de kit o termo de responsabilidade devidamente assinado. A não entrega do termo pode acarretar na não participação do atleta na prova, de acordo com a avaliação soberana da organização.
  • Comprovante de Inscrição – Todo atleta é obrigado a apresentar na entrega de kit o comprovante de inscrição que recebe pelo e-mail como confirmação da mesma. No caso de não receber o comprovante o atleta deve entrar em contato com a organização do evento.
  • Cadastro e dados – O participante autoriza a utilização dos seus dados cadastrais pela organização em suas próximas ações de marketing. Também concede à mesma os direitos de utilização de sua imagem e voz para fins de divulgação e publicidade dos eventos.
  • Material – Todo o material de uso desportivo pessoal deve ser de propriedade do atleta. A organização não fornecerá equipamentos, salvo os entregues junto ao kit de atleta. A organização da prova não se responsabiliza por qualquer extravio de material pessoal ou prejuízo que porventura os atletas venham sofrer durante a participação no evento.
  • Riscos – O participante assume, por livre e espontânea vontade, os riscos e suas consequências decorrentes da sua participação na prova, sejam eles danos morais, físicos, materiais ou de qualquer natureza. Fica a organização, bem como quaisquer dos patrocinadores e apoiadores envolvidos, isentos da responsabilidade.
  • Decisões Soberanas – As dúvidas ou omissões deste regulamento serão dirimidas pela comissão organizadora de forma soberana, não cabendo recursos a essas decisões.
  • A organização pode alterar o conteúdo deste regulamento a qualquer momento sem aviso prévio, até 24h antes do evento.
  • O atleta declara saber nadar em águas abertas, possuindo treinamento específico para tal atividade, e ainda ter ciência dos riscos que essa atividade pode oferecer.
  • Cronometragem – todo atleta receberá no kit, um chip, que deverá ser fixado na perna. Caso os chips eletrônicos utilizados na cronometrgem da prova sejam retonáveis, os mesmos deverão ser devolvidos imediatamentes após o término da competição. Para esse caso, cada atleta recebe um chip vinculado ao seu CPF e se responsabiliza pelo mesmo. Os atletas que não devolverem o chip estão sujeitos a receber multa e cobrança via boleto no valor de R$ 80,00. Casos de chip perdidos durante a prova ou não previstos nesse regulamento serão analizados individualmente pela organização. O chip deverá ser usado corretamente. Caso o atleta tenha dúvidas, deverá perguntar para a organização como proceder. O uso inadequado do chip poderá acarretar em falhas na cronometragem ou mesmo na ausência do tempo do atleta, sendo ele, nesse caso, o responsável pelas consequências.

Praia de Ponta Negra

Avenida Erivan França

Ponta Negra, Natal - RN

59090-100

Praia de Ponta Negra

Avenida Erivan França

Ponta Negra, Natal - RN

59090-100

ASSOCIAÇÃO DOS NADADORES DE PONTA NEGRA